quarta-feira, 18 de maio de 2011

Tratamento para Autistas - Método ABA (Applied Behavior Analysis - Análise Aplicada do Comportamento)

           De acordo com o Departamento de Saúde do Estado de Nova Yorque, procedimentos derivados da análise do comportamento são essenciais em qualquer programa desenvolvido para o tratamento de indivíduos diagnosticados com autismo. A academia nacional de ciências dos EUA, por exemplo, concluiu que o maior nº de estudos bem documentados utilizaram-se de métodos comportamentais. Além disso, a Associação para a Ciência do Tratamento do Autismo dos Estados Unidos, afirma que ABA é o único tratamento que possui evidência científica suficiente para ser considerado eficaz.
          O ABA consiste do estudo científico do comportamento para aumentar, diminuir, criar, eliminar ou melhorar comportamentos.As técnicas comportamentais têm resultados positivos em diversas áreas, incluindo o treinamento de operários e militares ou a educação de crianças com atrasos no desenvolvimento.

Os princípios fundamentais do ABA são:criar situações de acerto, isto é, iniciar com tarefas que o aluno consegue realizar, oferecer apoio em caso de dificuldade, para ir avançando e retirando o apoio aos poucos. Sempre garantir a resposta correta. 
* Fornecer instruções claras e concretas, oferecer apoio e material compatível. 
* Sempre reforçar a conduta correta. 
* Ignorar, corrigir ou redirecionar a conduta incorreta.
* Registrar sempre. 
          O tratamento com Aba tem beneficiado todo o tipo de aprendiz em todas as idades, com muita ou pouca habilidade, em várias questões diferentes. No começo dos anos 60, começou-se a se trabalhar com a análise do comportamento em crianças autistas e com outras desordens do desenvolvimento. Desde aquela época, uma grande variedade de técnicas de ABA tem sido desenvolvida para construir o aprendizado em crianças autistas de todas as idades. Essas técnicas são usadas tanto em situações mais estruturadas e formais como nas situações mais naturais, tipo as situações do dia-a-dia e tanto na situação de 1 pra 1, como nas instruções em grupo.
      Concluindo, o ABA consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo ou outros transtornos invasivos do desenvolvmento se torne independente. O tratamento baseia-se em anos de pesquisa na área de aprendizagem e hoje é considerado como o mais eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário