sábado, 5 de maio de 2012

A Terapia Ocupacional na APAE


A Terapia Ocupacional caracteriza-se por utilizar como instrumento de trabalho a atividade humana, no tratamento de disfunções físicas, psiquicas e sociais do individuo, visando o alcance de seu nível máximo de independencia.
No setor de Terapia Ocupacional da APAE, a criança é submetida a uma avaliação para identificar o seu desempenho atual, potencialidades e dificuldades. Independente do diagnostico a intervenção terapeutica ocupacional abrangerá os seguintes aspectos: 

Desenvolvimento neuropsicomotor: 
* Estimular e incentivar as habilidades esperadas em cada faixa etária; 
* Intervir no recém-nascido de risco prevenindo sequela e atraso no desenvolvimento;  
* Auxiliar no processo de aprendizagem escolar da criança com déficits e dificuldades pedagógicas;
* Orientação familiar para descoberta de potencialidades;
* Favorecer o máximo de independencia para as atividades da vida diária, pois tal independencia permite a liberdade de desempenho nas atividades educacionais, de lazer e de trabalho, exercendo real significado para o individuo. 


Favorecer o brincar
A experiencia do brincar livremente é vital para o crescimento e desenvolvimento normal de qualquer criança. Na Terapia Ocupacional, a atividade brincar, é utilizada para alcançar os objetivos do tratamento, como desenvolvimento da habilidade motora fina, controle postural e desenvolvimento de conceitos.

 

O Terapeuta Ocupacional utiliza tecnologias e atividades diversas para promover a autonomia dos alunos com dificuldades de se integrarem na vida social devido aos seus problemas físicos, mentais ou emocionais. Cria e faz avaliação de atividades físicas, prestando atendimentos individuais e grupais.

 

A ação prática do Terapeuta Ocupacional na APAE por meio de atividades selecionadas envolve a promoção e estímulos das atividades relacionadas ao auto cuidado do aluno (atividades da vida diária, senso perceptivo, lúdicas, de aspecto afetivo e social).

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