domingo, 8 de junho de 2014

O Ambiente Escolar para Crianças com Transtorno no Processamento Sensorial

Mudanças de ambiente, barulho, movimento das outras crianças, toques inesperados dos amigos podem sobrecarregar sensorialmente a criança com Transtorno Processamento Sensorial (TPS). Transtorno do processamento sensorial acontece quando as informações sensoriais do ambiente e de dentro de nossos próprios corpos não se organizado e interpretado corretamente e de forma eficiente pelo cérebro.

Dificuldade de entrar na sala de aula:
- Não gosta que sua mão seja guiada;
- Evita contato físico (beijo, abraços);
- Incomoda-se com esbarrões dos colegas;
-Assusta-se com barulho proveniente dos colegas arrumando o material, sentando e guardando a mochila...

Estratégias:
1. Ser o primeiro ou o último a entrar na sala de aula;
2. Evitar muitos toques, principalmente leves;
3. Estabelecer a rotina para acesso a sala de aula;

Sala de Aula
1. Diminuição de ruídos externos/internos;
2. Não sobrecarregar verbalmente o aluno. Frases curtas e simples;
3. Planejamento das atividades para diminuir materiais desnecessários;
4. Ajudar o aluno a manter suas carteiras organizadas pode ajudá-los não se distrair visualmente
5. Rotina nas atividades (apoio visual). Painel com fotos das atividades.
Lembrar: salas com grande intensidade de estímulos visuais e auditivos proporcionam distrações e assim uma maior dificuldade no aprendizado e concentração.

Hora do Lanche
1. Ambiente mais calmo;
2. Evita iluminação direta;
3. Abaixe o tom de sua voz;
4. Deixe ambiente visualmente mais limpo possível;
5. Os alimentos preferidos da criança; favorecendo uma maior interesse e aceitação.

Recreio
1. Respeitar as necessidades sensoriais da criança
2. Proporcionar cantos com brinquedos que as crianças possam escolher
3. Trabalhar com pequenos grupos em atividades diferentes proporcionando a escolha do grupo e ou atividade
4. Oferecer espaços e atividades que a criança possa brincar em grupos,com um ou dois amigos ou mesmo ficar sozinha.

Saída da Sala
1. Painel da Rotina e explicar para criança o que vai ocorrer (auditiva e visual);
2. Diminuir a chance de comportamento negativo eliminando os estímulos aversivos ( toques e barulho);
3. Deixar a criança carregar a sua mochila nas costas;
4. A criança pode ser a primeira ou a última a deixar a sala de aula.

Outras dicas de modificações e estratégias para ambiente da escola para crianças com TPS. Para as atividades em sala de aula:
1. Organizar o materiais em caixas ou pastas (pistas visuais);
2. Antecipar e sistematizar tarefas apresentadas;
3. Rotina nas atividades;
4. Informações das atividades podem ser auditivas e/ou visuais;
5. Não force contato visual, a criança pode estar compreendendo mesmo que não esteja olhando;
6. Criar situações diferentes para apresentar o mesmo conteúdo, usar recursos visuais, auditivos, táteis, movimento para explorar a mesma atividade;
7. Possibilitar mudanças de posição ou uso de assento diferenciado ao longo do período;
8. Para atividades táteis pode utilizar recursos como pincéis, luvas e rolos possibilitam que a criança a escolha de tocar ou não em determinadas texturas e consistências;
9. Introduzir um estimulo tátil de cada vez (massinha, tinta, areia ou colagem);

Quando diminuímos todos os estímulos, a aceitação do estimulo aversivo pode ser melhor.

A maioria das escolas exigem que o aluno fique quieto, parado e preste atenção na fala do professor por períodos cada vez mais longos à medida que amadurecem. Isso não é fácil para muitas crianças. A sala de aula muitas vezes pode ser um ambiente desafiador para uma criança. Os professores podem melhorar o conforto desses alunos e comportamento através do uso de atividades de integração sensorial. As atividades visam melhorar a capacidade da criança de se concentrar, manter a calma e ficar quieto. 

Fonte: Aline Momo e Claudia Silvestre -Artevidade

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