quarta-feira, 14 de outubro de 2015

O Símbolo da Terapia Ocupacional


O símbolo da Terapia Ocupacional foi idealizado a partir de estudos e informações extraídas da mitologia Grega pelos terapeutas ocupacionais André Luís Bentin Lacerda e Patrícia Moreira Bastos.

No significado da composição do símbolo entram os elementos FOGO que está ligado à natureza e representa a fonte de energia necessária a qualquer grande obra, amor profundo pelo próximo e o entusiasmo por tudo que é nobre e generoso.

O segundo elemento é a SHEKINAH/SERPENTE que denota um objeto de convergência e de centralização de intenções, conhecimentos, comunhão, buscando-se sabedoria, harmonia e desenvolvimento universal. Transcende o universo do saber, permitindo seu acesso de forma factível. A presença da serpente direciona todo esse conhecimento para a saúde e o bem-estar humano.

O terceiro elemento é o CÍRCULO e representa a livre criação, o infinito e o universo, que se relaciona a algo que não tem nem início nem fim. No caso da atividade humana, resulta de um ponto central - o homem - que o pode traçar utilizando apenas um instrumento cujas dimensões significam o limite de seus conhecimentos, de sua iniciativa e liberdade.

Por fim, o DELTA ou TRIÂNGULO, representa a tríade da terapêutica ocupacional: terapeuta - cliente - atividade, ou seja, as relações entre terapeuta e cliente, entre cliente e atividade e terapeuta e atividade (enquanto recurso terapêutico). É um elemento utilizado para simbolizar o indivíduo/ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário